A Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB), é um evento anual que discute o caminhar da Igreja no Brasil, refletindo os desafios e conquistas. Neste ano, a 61° reunião refletiu o tema: “A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora”. Bispos do Regional Norte 1 Amazonas e Roraima participaram do evento.
Mais de 18 temas foram discutidos nestas duas semanas de assembleia, além de 27 plenárias, coletivas de imprensa diárias, celebração eucarística, dentre outras atividades. O bispo auxiliar de Manaus, Dom Zenildo Lima, apresenta um balanço sobre as duas semanas de assembleia que reuniu 442 bispos entre os dias 10 e 19 de abril em Aparecida do Norte – São Paulo.
Os frutos do Sínodo para a Amazônia têm sido de riqueza e esperança. Foi um processo de escuta que gerou debates significativos e resultou em um documento final chamado “Querida Amazônia”. A exortação apostólica do Papa Francisco, compartilha suas reflexões e orientações para a região amazônica e para a Igreja como um todo. Estes são os caminhos que a igreja da Amazônia tem seguido, destaca o bispo.
A análise de conjuntura social da igreja apresenta alguns desafios, como o individualismo que está cada vez mais presente na sociedade.
O encerramento da assembleia foi marcado pela Celebração Eucarística em intenção pelos 60 anos da Campanha da Fraternidade (CF) e os 70 anos da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar