
Dom Samuel é acolhido em Manaus durante missa na Catedral Metropolitana
Na manhã deste domingo, 9 de fevereiro, a Catedral Metropolitana recebeu Dom Samuel para uma missa especial de acolhida. A celebração contou com a presença de bispos do Regional Norte 1 (Amazonas e Roraima), do clero e de um grande número de agentes de pastorais, serviços e movimentos da igreja local.
A cerimônia foi marcada por gratidão e esperança com a chegada do novo pastor ao coração da Amazônia. Seu lema episcopal, “Cumprir com toda a alma a vontade de Deus”, resume, segundo o bispo, tudo aquilo que ele se propôs a seguir desde o início de sua caminhada como frade menor.
Em um gesto de acolhida, no início da celebração, o Cardeal Steiner, juntamente com os bispos auxiliares Dom Zenildo Lima e Dom Hudson Ribeiro, entregou a Dom Samuel o báculo, símbolo do pastoreio. Após esse momento, Dom Samuel assumiu a presidência da missa.
A expectativa entre os fiéis é grande, visto que a região amazônica é vasta e os irmãos e irmãs que vivem nas comunidades ribeirinhas necessitam, cada vez mais, da presença da Igreja. “Precisamos da proximidade da Igreja em nossa caminhada”, destacou Josefa Rodrigues, da Paróquia de Santo Antônio.
Um dos padres mais antigos da Arquidiocese, Padre Danival Lopes, define Dom Samuel como um pastor segundo o coração de Deus, sempre pronto para servir.
Ao final da missa, o Cardeal Steiner agradeceu a recepção calorosa e pediu orações pela caminhada de Dom Samuel à frente da Igreja de Manaus. Ele reforçou a importância do trabalho conjunto entre clero e leigos para fortalecer a evangelização e atender às necessidades da população, especialmente dos mais vulneráveis.
A acolhida de Dom Samuel marca o início de um novo capítulo para a Arquidiocese de Manaus, trazendo expectativas de um pastoreio próximo do povo e atento às realidades locais.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Imagens – Hemerson Ribeiro