Neste domingo o Papa Francisco nomeou Dom Leonardo Steiner como o primeiro bispo cardeal da Amazônia Brasileira. O comunicado foi uma surpresa ao Arcebispo, que ficou sabendo da missão ainda no domingo. A santidade intitulou 21 novos cardeais. O Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, também foi um dos indicados.
Em coletiva de impressa realizada na manhã desta segunda-feira na Casa Episcopal, o reitor do Seminário São José, Padre Zenildo Lima, conduziu a coletiva e explicou aos presentes, as funções de um cardeal. Na estrutura sacramental, a igreja se articula a partir do ministério ordenado de bispos, dos presbíteros e diáconos, destaca o sacerdote.
Ouça a matéria em áudio:
O candidato não toma posse e não é ordenado como cardeal. Ele continua a sua colaboração com o Papa por meio da sua igreja local e é convidado a colaborar com toda a igreja. Dentre os cardeais, alguns são chamados para serviços específicos da Santa Sé, estes se tornam residentes em Roma.
Dom Leonado disse ter sido surpreendido e até brincou com docilidade, “o Papa foi até a janela e disse os nossos nomes, fiquei incrédulo”. A Igreja da Amazônia está nos sonhos de Francisco, em sua Encíclica – “Querida Amazônia”, o Papa pede que a Casa Comum seja cuidada, preservada, que as suas riquezas sejam utilizadas de forma certa e que a Igreja tenha um rosto amazônico.
Dom Leonardo Steiner já foi duas vezes secretário – geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, e bispo Auxiliar de Brasília. Além de Arcebispo Metropolitano de Manaus, é presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e primeiro vice-presidente da Conferência Eclesial da Amazônia – CEAMA.
Papa Francisco anuncia: Dom Leonardo Steiner será cardeal
Políticos e entidades parabenizam Dom Leonardo por nomeação como Cardeal
No dia 27 de Agosto, Dom Leonardo receberá das mãos do Papa Francisco o Capelo religioso, que é um chapéu vermelho utilizado pelos cardeais e o Papa. Assim, será chamado, Cardeal Arcebispo, Dom Leonardo Steiner.
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar