Dom José Albuquerque foi empossado bispo da Diocese de Parintins neste domingo (12) com celebração presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus na Catedral Nossa Senhora do Carmo. A Santa Missa contou com a participação dos Bispos do Regional Norte 1, alguns presbíteros e agentes de pastorais e movimentos da Arquidiocese de Manaus que foram prestigiar o novo bispo, além da comunidade local.
Dom José Albuquerque foi bispo auxiliar na Arquidiocese de Manaus por 7 anos. Atuou como Vigário da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida e foi bispo referencial da Pastoral Vocacional. Em sua nova missão, Dom José assume o lugar que por quase 24 anos foi de Dom Giuliano Frigenni, que agora passa a ser bispo emérito.
Cheia de fiéis, a Diocese de Parintins conta com a maior população do Estado do Amazonas depois de Manaus que é a capital. A devoção por Nossa Senhora movimenta a cultura e a vida da igreja local.
Toda a cerimônia de posse de Dom José foi marcada pela emoção. Após o Chanceler da Diocese de Parintins, Pe. Marcos Aurélio realizar a leitura do decreto que nomeou Dom João Albuquerque bispo de Parintins, o antigo bispo entregou o báculo, símbolo do pastor.
Dom Edson Daminan, Presidente do Regional Norte 1, destacou que Dom José foi indicado para esta missão, diante o seu caminho na vida da igreja e suas ações que demonstram carinho e o rosto amazônico.
A celebração foi transmitida pela Rádio Rio Mar 103,5 FM e nas Redes Sociais.
Como diz o seu lema episcopal: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi”, e ele foi escolhido para servir a Diocese de Parintins. A Dom José toda gratidão da Arquidiocese de Manaus e da Rádio Rio Mar que por muitas vezes teve a honra de transmitir a sua voz, seja nas matérias ou nos programas de rádio.
Seja feliz Dom José Albuquerque!
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar
Imagens: Pe. Luis Miguel Modino – Regional Norte 1