Além de refletir o tema da Campanha da Fraternidade 2023, que é Fraternidade e Fome, a Igreja de Manaus realizou ações concretas durante a Festa de Pentecostes de 2023, neste domingo, no Sambódromo. As pastorais sociais coletaram alimentos doados pelos fiéis. De acordo com a Cáritas Arquidiocesana de Manaus, quase oito toneladas de alimentos foram arrecadadas.
Zenilda Dutra, da Paróquia de São Bento,
“Nós temos que fazer doação espiritual e alimento também. Eu estou muito feliz e quero agradecer, que nunca falte. Eu peço a Deus que eu tenha muitos, muitos anos. Estou fazendo um tratamento de câncer, mas Deus está no comando e nada me tira da presença de Deus”. Zenilda Dutra, da Paróquia de São Bento.
Nara Mota, da Comunidade São Matheus, Conjunto Ribeiro Júnior, bairro Cidade Nova.
“Sou da comunidade São Matheus, do Conjunto Ribeiro Júnior, na Cidade Nova. Primeiro que a gente vem aqui agradecer a Deus por todo o bem que ele faz em nossas vidas. Ele tem realizado milagres, maravilhas na minha vida. Se católico e celebrar todo esse momento é lindo. E você ainda ajuda quem você nem conhece, mas você sabe que o teu gesto de caridade, de pensar no outro, ter empatia, sabendo que o outro tá necessitado. Faz bem ao nosso coração também”. Nara Mota, da Comunidade São Matheus.
Conceição Silva, da Pastoral Social.
“É muito importante para as pessoas terem o conhecimento do que seria a cada pastoral social, com quantas pessoas eles trabalham, qual o objetivo de cada pastoral. Tem muita gente que não conhece. Então, quando passar aqui no estande já vai conhecendo que tem diversas pastorais sociais (são 18, no total). Não é só uma. A gente precisa conhecer. É por isso que nós montamos nesse instante”. Conceição Silva, da Pastoral Social.
O meio ambiente também esteve entre as abordagens do Pentecostes 2023. Educadores ambientais incentivaram os fiéis a coletarem o próprio lixo e distribuíram sacolas nas entradas do Sambódromo. Outra ação prática da Arquidiocese de Manaus em defesa do meio ambiente foi a distribuição dos cânticos e canais de ofertas através de QR Code, para evitar o uso de papel.
Bruno Elander e Natália Câmara – Rádio Rio Mar
Fotos: Natália Câmara/Rádio Rio Mar