Diocese de Parintins constrói mausoléu em homenagem a Dom Arcângelo Cerqua

A Diocese de Parintins idealizou a construção de um mausoléu em homenagem ao primeiro bispo da Igreja Católica local, Dom Arcângelo Cerqua, falecido em 16 de fevereiro de 1990, em Treviso, na Itália, aos 73 anos.

O projeto integra as comemorações do Jubileu de 70 anos da Diocese, que será celebrado em julho, por ocasião da festa da padroeira, Nossa Senhora do Carmo.

A cripta, onde foram depositados os restos mortais de Dom Arcângelo, foi construída no interior da Catedral, na Capela da Penitência, à direita de quem se dirige ao altar.

A inauguração e o translado dos restos mortais ocorreram nessa quarta-feira, durante uma missa e o Rito de Bênção do Mausoléu. A data celebra a consagração episcopal de Dom Arcângelo como bispo da então Prelazia de Parintins, em 1961.

Dom Arcângelo Cerqua foi o primeiro bispo da Diocese de Parintins e teve papel essencial no desenvolvimento da cidade. Entre suas contribuições, estão a construção da Catedral Nossa Senhora do Carmo, a fundação de escolas, além da Rádio Alvorada e do Hospital Padre Colombo.

Foto: Janaína Dias/ Arquivo Rádio Alvorada

  • Sakuratoto