Anuidade e Rotativo do cartão de crédito, termos que para alguns consumidores não são tão simples de entender. Segundo um levantamento do Banco Central, as dúvidas que surgem durante a leitura da fatura, podem resultar no endividamento, principalmente para a população menos escolarizada.
Por isso, explicar cada taxa e colocar de forma mais simples as informações da conta, podem ajudar o cliente a escolher se quer ou não parcelar a fatura, ou pagar apenas o mínimo, sem isso o cartão de crédito segue como o maior vilão do orçamento doméstico.
No Brasil, em média cerca de 30% das dívidas de uma família estão relacionadas ao cartão de crédito, só em 2021 foram realizadas mais de 200 milhões de operações com cartões todos os meses, por mais de 65 milhões de brasileiros. Ou seja, mais de 40% da população adulta do país. O economista Farid Mendonça Acredita que não basta apresentar de forma simples as informações, o problema do endividamento só deve ser resolvido com soluções mais profundas.
- Mapa da Inadimplência alerta para endividamento com cartões de crédito
- Serasa oferece chance de inadimplentes parcelarem débitos em até 36 vezes sem juros
Para evitar que o nome fique no vermelho, é preciso organizar bem os gastos. A dona de casa Sandra Regina separa as contas por pastas, tem espaço tanto para as que já foram pagas quanto para as que ainda vão ser, dessa forma ela consegue controlar bem o dinheiro no fim do mês.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar