Comemorado nesta quinta-feira (24), o Dia Mundial de Combate à Meningite tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos, sintomas e formas de prevenção da doença, que pode evoluir rapidamente e causar sequelas graves ou até a morte. A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como vírus, bactérias e fungos.

Dia Mundial de Combate à Meningite reforça importância da prevenção e vacinação. Foto: Divulgação Semsa.
A data reforça a importância do diagnóstico precoce e da adoção de medidas preventivas, especialmente a vacinação. Segundo o médico infectologista Nelson Barbosa, a meningite possui diferentes variações, sendo as mais comuns a viral e a bacteriana.
- Papa Francisco: uma voz profética em defesa da “Casa Comum” e da Amazônia
- Rodovias federais do Amazonas tiveram 169 acidentes, com 416 feridos e 46 mortes em 2024
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, foram confirmados 117 casos de meningite no estado entre janeiro e dezembro de 2024, e 33 casos da doença de janeiro a março deste ano. O médico infectologista reforça a importância de procurar atendimento médico ao surgirem os primeiros sintomas.
Para receber a vacina em Manaus, a população deve comparecer a uma das unidades da Semsa e apresentar um documento oficial de identidade, CPF ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No site manaus.am.gov.br/semsa, é possível consultar os endereços e horários de funcionamento das unidades de saúde.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar