
Setor Maria Mãe da Igreja
A Arquidiocese de Manaus viveu neste domingo, 19 de outubro, um dia de profunda espiritualidade e intensa mobilização com a celebração do Dia Mundial das Missões. Sob o tema “Missionários da esperança entre os povos”, o clero, agentes de pastoral e fiéis se uniram no “Jubileu Missionários da Esperança”, com atividades simultâneas em todos os seus 10 setores, reforçando o compromisso batismal de ser uma “Igreja em saída” na Amazônia.
As festividades contaram com momentos de formação, penitência, Eucaristia e, principalmente, peregrinações e caminhadas missionárias.
O Setor Maria Mãe da Igreja, por exemplo, iniciou suas atividades pela manhã, unindo as comunidades em uma caminhada da Paróquia Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos até a Paróquia São Lázaro, onde foi celebrada a Santa Missa e oferecido o Sacramento da Confissão. O Padre Rodrigo Bassello, coordenador do setor, ressaltou o significado do dia.

Setor Parque 10
“Esse momento é de muita benção, muita esperança para nós, para o nosso setor, para a nossa igreja, para a nossa arquidiocese, para que assim nós possamos continuar a nossa peregrinação. Somos missionários e missionárias, somos enviados por Deus Pai, Filho e Espírito Santo, para que nós possamos, na nossa vida, nas nossas comunidades, viver esse bonito e impulsionar missionário.”
Essa chama missionária é sentida por todos os agentes, como demonstrou Cláudia Gomes, integrante da Infância Missionária da Paróquia Santa Luzia, também no Setor Maria Mãe da Igreja.
“Nós, como Infância Missionária, estamos levando essa sementinha para as nossas crianças, adolescentes e jovens para que eles possam seguir esse seguimento de Jesus, de Nossa Senhora, da nossa igreja.”
A programação se estendeu por toda a tarde e noite. O Setor Pe. Pedro Vignola dedicou a tarde à Formação Missionária em três polos, culminando com uma caminhada às 18h da Comunidade N. Sra. de Fátima à Comunidade Menino Jesus de Praga.
A união e o sentido de pertencimento foram um destaque nas falas dos participantes. Rosana Oliveira, agente de pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Setor Parque 10, expressou sua alegria.
“Para mim, enquanto agente de pastoral, é um momento muito importante de comunhão, de participação, no sentido de pertença a essa igreja, a essa arquidiocese como um todo. Então é uma alegria muito grande poder estar aqui representando a nossa paróquia, o nosso setor. Está verdadeiramente em comunhão.”

Setor Avenida Brasil
Em diversos outros pontos, a celebração aconteceu com a participação de bispos auxiliares e clero local. Dom Samuel Ferreira presidiu a Missa no Setor Dom Luiz Soares Vieira, na Comunidade Santa Terezinha do Menino Jesus, enquanto Dom Luiz Soares conduziu a Missa após o momento penitencial e a peregrinação no Setor Pe. Ruggero Ruvoletto, na Comunidade São Pedro.
O movimento da Igreja de Manaus ecoa o apelo do Papa Leão XIV, que, em mensagem de vídeo para o 99º Dia Mundial das Missões, motivou os cristãos a “renovar nosso doce e alegre compromisso de levar Jesus Cristo, nossa Esperança, até os confins da Terra”.
Com as caminhadas e celebrações estendendo-se pelos setores Alvorada (com caminhada até a Paróquia Cristo Redentor), São José Leste (com saída da Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora), Santa Rita de Cássia e Avenida Brasil, a Arquidiocese de Manaus demonstra sua fé e o fervor missionário.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Colaboração: Rosa Maria – COMIDI