Dia Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos terá ações de conscientização ambiental

Nesta terça-feira, 14 de outubro, é celebrado o Dia Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos. A data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do descarte correto de lixo eletrônico e incentivar a reciclagem. Esse tipo de resíduo representa um grande desafio ambiental.

O Instituto Descarte Correto estará presente em diversas cidades da Amazônia com campanhas de coletas de resíduos eletroeletrônicos, oficinas e palestras sobre Boas Práticas de REEE (Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos).

Dentre as mobilizações da COP30 Amazônia, serão realizadas hoje, 14, e amanhã, quarta-feira, 15, oficinas e palestras de boas práticas de reciclagem em várias cidades da região Norte.

Em Manaus, Barreirinha, Manacapuru, Nhamundá e Novo Airão, o Instituto Descarte Correto vai conscientizar comunidades, educadores e alunos sobre o descarte responsável de equipamentos eletrônicos e o potencial da reciclagem tecnológica como instrumento de inclusão digital e preservação ambiental, como destaca a coordenadora geral da entidade, Evelin Ribeiro.

Em Manaus, os Centros de Inclusão Digital em bairros como Parque 10, Tarumã e Morro da Liberdade serão palco de ações temáticas, oficinas de robótica e reaproveitamento de materiais eletrônicos.

 

Cenário nacional

O Brasil é o segundo país em geração de resíduos eletrônicos nas Américas e o quinto no mundo, com mais de 2,4 milhões de toneladas por ano.  Esse é um dos resultados da pesquisa RECUPERE, que será apresentado hoje, no sétimo Simpósio Internacional de Resíduos Eletrônicos, no Rio de Janeiro.

O evento terá participações de pesquisadores nacionais e internacionais, além de representantes de Ministérios e organizações da cadeia de suprimentos envolvidas.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Marcello Casal Jr.

  • Sakuratoto