Dia de Finados, em Manaus, terá operação com 170 ônibus; saiba mais

Neste domingo (2), Dia de Finados, 170 ônibus vão atender nos cemitérios de Manaus com foco especial no cemitério Nossa Senhora Aparecida (Tarumã), na zona Oeste da capital, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Para facilitar a identificação, os veículos terão cartazes no para-brisa informando os cemitérios atendidos.

O cemitério Nossa Senhora Aparecida (Tarumã) será o principal ponto de atenção, contando com um reforço de 15 veículos extras. Duas linhas extras irão operar: 500 – Novo Israel / Cemitério Tarumã e 901 – T4-T5 / Av. Cel. Teixeira / Cemitério Tarumã / T. Tapajós.

Os ônibus das linhas 542 e 678 terão parte de seus itinerários desviados: após a rotatória do complexo turístico Ponta Negra, seguirão pela avenida do Turismo, farão retorno após o cemitério Tarumã e, na sequência, retomarão o itinerário normal pelas avenidas do Turismo e Coronel Teixeira.

Além disso, o terminal de bairro dos ônibus 120, 450 e 542 será transferido temporariamente para a avenida do Turismo, próximo à empresa Faber Castell.

As linhas 010, 211, 219, 213 e 223 operarão com frota equivalente a de sábado, devido ao grande movimento no terminal do conjunto Augusto Montenegro.

As linhas reforçadas que atendem o cemitério Santa Helena, no São Raimundo, são: 001, 002, 100, 101, 116, 119, 129, 110 e 112.

Para o cemitério São Francisco, no Morro da Liberdade, as linhas reforçadas são: 004, 010, 625, 704, 705 e 711.

No bairro Colônia Antônio Aleixo, as linhas que atendem o cemitério Santo Alberto são: 085 e 604.

Trânsito

O IMMU atuará com 203 agentes de trânsito e fiscais de transporte no gerenciamento e organização do trânsito nas imediações dos cemitérios. Motoristas devem estar atentos às interdições e desvios, que iniciam à 0h de domingo (2).

No cemitério São João Batista, a rua Maceió será interditada no sentido bairro/Centro entre a rua Domingos Lima e a avenida Álvaro Botelho Maia. O fluxo será desviado à direita para a rua Domingos Lima, e posteriormente à esquerda para a avenida Joaquim Gonzaga Pinheiro (antiga Santos Dumont) e avenida Álvaro Maia. No sentido Centro/bairro, haverá interdição entre a avenida Álvaro Maia e a Marciano Armond, no horário da missa.

Nas imediações do cemitério Tarumã, os retornos em frente ao cemitério serão interditados. Agentes atuarão na avenida do Turismo para facilitar a circulação em direção aos bairros da região.

Por fim, em relação ao cemitério São Francisco, no Morro da Liberdade, a avenida Coronel Pedro de Souza será interditada entre a rua Brasília e a rua São Benedito.

Com informações da assessoria

Fotos: Arquivo /IMMU

  • Sakuratoto