Dia das mães: Procon/AM alerta para os cuidados na hora das compras e trocas de presentes

O dia das mães é comemorado neste domingo e as lojas estão lotadas, todos em busca do presente a ser dedicado a figura materna. Porém, o consumidor deve ter cautela na realização das compras presenciais e evitar compras online por impulso.

Tal medida pode evitar problemas tanto para quem presenteia, como aquelas que vão receber. É necessário avaliar a situação financeira antes de efetuar compras, evitando ser atraído por promoções que nem sempre refletem uma real redução de preço.  Outro quesito importante é verificar a qualidade dos produtos e compreender as políticas de troca, que podem variar entre compras feitas pessoalmente e online.

O diretor-presidente do Procon Amazonas, Jalil Fraxe, explica os direitos do consumidor nos dois tipos de compra.

No caso das transações on-line, é importante que o consumidor verifique a confiabilidade dos sites antes de fornecer informações pessoais ou de pagamento. Também é imprescindível buscar indicadores de segurança nos sites, como um cadeado no canto superior da página, e verificar informações de contato, como e-mail, telefone e endereço físico.

Em caso de problemas nas compras ou trocas, a população deve fazer denúncia junto ao Instituto de Defesa do Consumidor pelos telefones (92) 33215-4009 ou 0800 092 1512, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou encaminhar a demanda por e-mail para fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.

 

Rádio Rio Mar

Foto: João Pedro/Procon-AM