O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) emitiu, nesta quinta-feira (13), um alerta sobre um novo golpe que circula pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Golpistas têm entrado em contato com motoristas, informando sobre falsas infrações e a suposta suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), solicitando pagamentos indevidos.

Detran Amazonas alerta para novo golpe que usa WhatsApp para fraudar motoristas. Foto: Divulgação.
No golpe, os condutores recebem mensagens notificando uma infração grave que poderia levar à suspensão imediata da CNH. A mensagem contém um link falso, que gera um QR code para pagamento via Pix, caracterizando a fraude.
O Detran-AM aponta alguns sinais que ajudam a identificar a tentativa de golpe: os endereços eletrônicos utilizados pelos golpistas não possuem a extensão oficial “.am”; o número de telefone utilizado tem DDD 21, que não corresponde ao Amazonas; e a tela de pagamento falsa exibe a marca do “gov.br”, induzindo o usuário ao erro.
- Homem é preso em flagrante por tentativa de feminicídio contra companheira grávida em Manaus
- Polícia Militar apreende 70 kg de maconha após perseguição na zona oeste de Manaus
O órgão reforça que não existe processo para cancelamento imediato da CNH e alerta que não envia mensagens via WhatsApp notificando sobre infrações ou solicitando pagamentos.
A orientação para os usuários é acessar apenas os canais oficiais do Detran-AM, como o site www.detran.am.gov.br, e não clicar em links suspeitos ou fornecer dados pessoais em aplicativos de mensagens, como explica o diretor-presidente do órgão, David Fernandes.
O atendimento oficial do Detran-AM pelo WhatsApp é feito apenas pelo número (92) 3643-0001, com os assistentes virtuais “Mano” e “Mana”. O usuário deve iniciar a conversa para acessar os serviços de veículos e habilitação.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar