O número de acidentes de trânsito diminuiu 31% entre agosto e setembro deste ano, conforme dados do Detran/AM – Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas que comparou com o mesmo período de 2020.
Foram 20 registros de acidentes fatais em setembro, na comparação com 29 casos em agosto. Os acidentes com vítimas lesionadas tiveram redução de apenas 1,4%. Ao todo, incluindo os acidentes com danos materiais, apontam que a redução foi de 29,9%.
Apesar da queda nos índices do Amazonas, o motorista de aplicativo Leonardo da Silva, relata que as ruas são ainda mais perigosas para quem dirige na madrugada.
“Desde as 2 horas da manhã até às 11 horas mais ou menos eu presencio diversos tipos de acidentes. Esses acidentes geralmente são provocados por imprudência das pessoas. Imprudência dos motociclistas que insistem em ultrapassar os carros pela direita. Ainda hoje de madrugada eu presenciei o acidente no Distrito, o coletivo do transporte especial abriu demais pra entrar na rua, ele pegou o carro do lado dele e falou que não tinha visto”, relata o motorista.
De janeiro a setembro deste ano a redução foi de 15,9%, com a queda de 10.544 para 8.860. Segundo o diretor-presidente do Detran, Rodrigo de Sá, a diminuição foi devido às ações de fiscalização dos órgãos de trânsito, mas a preocupação é com os casos fatais no interior do estado.
“É um fator preocupante e a gente atribui a isso muito a desorganização do trânsito em vários municípios do estado do Amazonas. É um tema relevante que a gente vem debatendo. A municipalização do trânsito que significa dizer, integrar os municípios ao sistema nacional de trânsito é necessário para que a gente possa coibir esse crescimento de mortes no trânsito no interior do trânsito”, afirma Rodrigo de Sá.
Conforme o órgão, 90% dos acidentes de trânsito correspondem a uma ação ou omissão humana.
Vitória Lima – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação