Pular para o conteúdo
Arquivo Rio Mar
Ao Vivo

Arquivo Rio Mar

Participe do programa

Desmatamento no Amazonas cai para nível mais baixo desde 2018

Desmatamento no Amazonas cai para nível mais baixo desde 2018

O Amazonas encerrou 2025 com uma redução expressiva no desmatamento. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado registrou quase 30% menos alertas em relação a 2024. A área desmatada também diminuiu, passando de cerca de 79 mil hectares para 72 mil hectares, o menor resultado dos últimos anos.

Segundo a coordenadora do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Ipaam, Priscila Carvalho, o balanço de 2025 representa um marco para o estado.

A coordenadora explicou que os resultados são fruto do monitoramento diário feito pelo Ipaam, com uso de imagens de satélite de alta resolução. O trabalho combina dados do sistema DETER, do Inpe, e imagens Planet, obtidas por meio do Programa Brasil MAIS, em parceria com a Polícia Federal. Técnicos do CMAAP analisam essas informações todos os dias e repassam os alertas às equipes de fiscalização.

Com base nesses dados, o Ipaam realiza autuações em campo e também de forma remota, principalmente em áreas de difícil acesso. O modelo de atuação tornou o combate ao desmatamento mais rápido e eficiente.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar