A BR-319 possui uma ampla área preservada. As florestas adjacentes à rodovia fornecem alimento e local seguro para abrigo e reprodução de animais, um deles é o morcego.
O avanço do desmatamento na região pode ameaçar a existência deste animal. O alerta é da pesquisadora Daniela Bôlla, doutoranda em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Atualmente, a ciência tem conhecimento de 27 espécies que vivem na região. Elas possuem um papel ecológico importante e costumam se abrigar em copas de árvores, sobre ou dentro de troncos e até em cupinzeiros abandonados, onde constroem casas.
Há muitas espécies a serem estudadas e outras que nem sequer foram registradas. Tal cenário reforça que a principal ameaça para esses animais é a perda de seu habitat natural e consequente ameaça de extinção.
De acordo com estudo baseado em imagens de satélite, o InfoAmazônia apontou que entre 2019 e 2022, o desmatamento explodiu na rodovia, com aumento de 144% em uma faixa de 50 km ao redor da BR-319.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação