O sambódromo de Manaus será palco de mais uma edição do desfile cívico do dia 7 de setembro. O evento celebra o centenário da Independência do Brasil. Marcado para começar às 8h30, o desfile terá fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas como forma de coibir possíveis irregularidades praticadas por candidatas e candidatos. Como explica o supervisor geral da propaganda eleitoral do TRE/AM, Ruy Melo.
A intenção é evitar crimes eleitorais, já que de acordo com a lei vigente é proibido aos candidatos dar brindes, como camisetas, bonés ou cestas básicas; fixar propaganda em espaços públicos; instalar outdoors; além de sujar a cidade com propagandas em formato de santinhos, cartazes e panfletos. Por receber um público específico, a ação se faz necessária para as autoridades que integram a Comissão de Fiscalização da corte eleitoral. No caso de identificação de crime eleitoral no sambódromo medidas serão tomadas imediatamente.
Para o cientista político, Carlos Santiago, tal ação de fiscalização precisa ser frequente.
O tradicional desfile cívico militar reúne as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), além do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Denúncias
Aquele que desejar noticiar irregularidades, pode fazê-lo mediante o encaminhamento de informações, devidamente comprovadas, para quaisquer dos canais de comunicação abaixo:
– Comissão de Fiscalização: 3632-4405
– WhatsApp: 99295-2018
– E-mail da comissão: cfpe@tre-am.jus.br
– Ouvidoria do TRE: 3632-4499
– 0800 da ouvidoria: 0800 096 000 4
– E -mail da ouvidoria: ouvidoria@tre-am.jus.br
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Arquivo TRE/AM