A taxa de desemprego no país subiu para 13,3% no trimestre encerrado em junho, atingindo 12,8 milhões brasileiros, com um fechamento de 8,9 milhões de postos de trabalho, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal, divulgada hoje, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
O resultado representa uma alta de 1,1 ponto percentual na comparação com o trimestre encerrado em março e de 1,3 ponto percentual em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Essa é a maior taxa de desemprego desde o trimestre finalizado em maio de 2017, quando também ficou em 13,3%.
O número de pessoas ocupadas no Brasil teve redução recorde de 9,6% em relação ao trimestre encerrado em março, superando o recorde anterior registrado no trimestre encerrado em maio, quando a queda foi de 8,3%.
De acordo com o IBGE, a população ocupada (83,3 milhões de pessoas) chegou ao menor nível da série histórica iniciada em 2012, com redução de 9,6% em relação ao trimestre anterior e de 10,7% no confronto com o mesmo trimestre de 2019.
Apesar da alta da taxa de desocupação, o número de desempregados apresentou estabilidade na comparação com o trimestre de janeiro a março e também com igual trimestre do ano anterior.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Agência Brasil