Desemprego apresenta queda no Amazonas, aponta levantamento do IBGE

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua Trimestral, referente ao 4º Trimestre de 2025, divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira, 20,  indicam que o mercado de trabalho no Amazonas encerrou 2025 com uma taxa de desocupação de 7,3%.

Este resultado representa uma queda em relação aos 8,3% registrados no ano anterior, como ressalta o disseminador de informações do IBGE no Amazonas, Adjalma Nogueira.

Dentre as principais atividades econômicas do estado destaca-se o setor de administração pública, educação e saúde. Ele continua como o maior empregador, com 404 mil pessoas empregadas. Já o comércio destacou-se pelo maior crescimento anual, somando 33 mil novos trabalhadores.

A maior retração do quarto trimestre de 2025 ficou com o setor da agricultura, com a perda de 45 mil postos de trabalho em doze meses.

No caso da informalidade, o Amazonas registrou um índice crítico de 51,5%, o que representa cerca de 938 mil pessoas trabalhando sem proteção social ou registro formal. De acordo com o levantamento, este contingente é composto por 478 mil trabalhadores que atuam por conta própria; sem CNPJ; e 460 mil empregados do setor privado sem carteira; categoria esta que saltou 29,4% em um ano.

Estes números levam o Amazonas a deter a  6ª maior taxa de informalidade do Brasil, 12,7 pontos percentuais acima da média nacional de 38,8%. A região Norte, possui o maior índice de informalidade do país, 53,1%.

O estudo da PNAD destaca, também, que o rendimento médio real habitual do trabalhador amazonense subiu para R$ 2.695. O dado representa uma valorização real expressiva de 7,1% em comparação ao final do ano anterior, conforme o IBGE.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Helen Pontes / Agência Brasil, Divulgação/Semsa

 

  • Sakuratoto