A forte estiagem que afeta 59 municípios amazonenses este ano tem deixado mais de meio milhão de pessoas isoladas. Fábricas do Pólo Industrial de Manaus estão sem insumos para produção industrial, inclusive, muitas empresas deram férias coletivas aos funcionários. A falta desses insumos ocorre pela suspensão das viagens dos navios cargueiros ao Amazonas.
O baixo nível das águas não permite uma navegação segura e as matérias-primas não estão vindo para a capital. Para tentar tirar essa dependência dos rios, os deputados estaduais usaram a tribuna na plenária da Assembleia Legislativa para pedir urgência na pavimentação da BR 319 que é a única ligação do Amazonas para outros Estados.
Ao se referir à BR-319, o Deputado Dan Câmara do Partido Podemos, lembrou da promessa feita pelo ex-vice Presidente da República, Hamilton Mourão, em 2019, que disse que comeria a boina se a BR-319 não fosse pavimentada na gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
O deputado Estadual, Sinésio Campos, do Partido dos Trabalhadores, também criticou a atuação do Ministério dos Transportes e o Denit em relação a BR-319.
Por causa da BR-319, no início do mês, o Senador Omaz Aziz havia criticado publicamente, a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pela falta de licenciamento ambiental para que as obras da rodovia fossem concluídas.
Ouça a reportagem completa em áudio:
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução/Internet