O deputado federal Zé Ricardo (PT/AM) anunciou no plenário da Câmara Federal que vai enviar documento ao Ministério de Cidadania e ao Governo do Estado solicitando o cadastro dos trabalhadores e seus familiares, que trabalhavam para empresas mineradoras nacionais, na extração ilegal de ouro no rio Madeira, resultando em operação da Polícia Federal. Segundo ele, essas pessoas estavam sendo exploradas e necessitam de assistência social para garantir o sustento e renda.
José Ricardo defende que muitas famílias pobres entram nessa atividade por falta de alternativas econômicas, em decorrência da ausência de políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda, o que deixa muitos ribeirinhos desassistidos pelo Poder Público.
O deputado destaca que além do auxílio aos trabalhadores não se pode esquecer a responsabilidade dos governos com a prática ilegal de mineração, uma vez que, até hoje, nunca foi regulamentada e nem debatida de forma aprofundada. Segundo ele, existem grandes interesses nessa atividade, atingindo a população sofrida do interior do Amazonas.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar