Departamento Integrado de Operações Aéreas registra aumento de 46,8% nos resgates

Departamento Integrado de Operações Aéreas da SSP – AM registra aumento de 46,8% nos resgates aeromédicos até outubro de 2024

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), registrou um aumento de 46,8% nos resgates aeromédicos entre janeiro e outubro de 2024. Os serviços passaram de 32 em 2023 para 47 neste ano, abrangendo a capital e municípios isolados ou de difícil acesso afetados pela seca.

As ações são realizadas de forma integrada com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e atendem as necessidades de remoção de pacientes e transporte de insumos para comunidades isoladas, como explica o diretor do DIOA, delegado Rafael Montenegro.

Em 5 de novembro, a equipe do DIOA teve uma missão marcante ao resgatar uma mulher grávida na comunidade das Abelhas, no bairro Tarumã. Ela deu à luz à criança, Ana Clara, dentro do helicóptero.

Além de salvamentos de emergência, o DIOA também é reconhecido pela rápida estabilização e reanimação de pacientes, como o caso de um transporte de um paciente com AVC hemorrágico em apenas seis minutos.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar