Delegacia Especializada em crimes contra a pessoa idosa oferece atendimento especializado

Delegacia Especializada em crimes contra a pessoa idosa oferece atendimento especializado durante todo o mês de outubro

Durante o mês de outubro, a Polícia Civil do Amazonas intensifica suas ações de proteção à pessoa idosa por meio da Operação Virtude, uma iniciativa voltada para a defesa desse público vulnerável. A ação, que ocorre em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (Decci), visa a prevenção de crimes e a conscientização da população.

O mês de outubro também marca a criação do Estatuto da Pessoa Idosa, em 2003, um marco legal que assegura direitos fundamentais à população com 60 anos ou mais. Em apoio à data, a delegada titular da Decci, Larissa Barreto, reforça a importância de ações.

Famílias, cuidadores e vizinhos precisam estar atentos aos sinais de abuso, como hematomas ou mudanças de comportamento, e agir rapidamente para proteger a vítima.

A Decci oferece atendimento especializado para idosos vítimas de violência ou negligência. As denúncias podem ser feitas presencialmente ou de forma virtual, por meio da Delegacia Virtual (Devir). Além disso, a população pode utilizar o Disque-Denúncia (191 ou 181) ou o Disque 100 para relatar casos de abuso ou negligência de forma anônima.

A unidade também conta com o apoio do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI), que oferece assistência social, especialmente em casos de abandono ou falta de recursos para a subsistência do idoso.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto