Os dados foram apresentados durante o 24° Ciclo de Gestão para Desempenho, realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas. De acordo com a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa, o aumento foi de 110% no número de procedimentos policiais, incluindo inquéritos, cumprimento de mandados de prisão e Termos Circunstanciados de Ocorrências, entre os meses de janeiro e abril deste ano, em relação ao mesmo período de 2023.
A delegada Andréa Nascimento, titular da Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa, ressaltou que os números são positivos e lembra que muitas vezes o crime é cometido por uma pessoa muito próxima do idoso.
No primeiro quadrimestre foram registrados cerca de 1.500 Boletins de Ocorrência, e recebidas mais de 700 denúncias anônimas. Por semana, a unidade recebe cerca de 70 denúncias e registra, aproximadamente, 100 Boletins de Ocorrência.
As ações resultaram na produção de 127 Termos Circunstanciados de Ocorrências e 198 Inquéritos Policiais. Foram solicitadas 54 medidas protetivas, cumpridos dois mandados de prisão e realizadas 8 prisões em flagrante.