Durante o período de compra de materiais escolares, pais e mães devem ficar atentos a infrações em comércios como papelarias e livrarias, seja com os anúncios feitos pelos comerciantes ou mesmo na hora de adquirir os produtos nas lojas físicas e virtuais. Em alguns casos, as ocorrências são consideradas crimes passíveis de investigação pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor.
Conforme o delegado Eduardo Paixão, o momento de realizar essas compras é uma tarefa bastante importante, pois é necessário fazer um planejamento, tendo em vista a necessidade de economizar nas finanças e encontrar locais que ofereçam produtos de qualidade. Contudo, as reclamações e as situações em que o consumidor se sente lesado são frequentes.
O titular destaca que a delegacia especializada tem compromisso total com o consumidor, de qualquer tipo de instituição, seja ela privada ou pública, as investigações são feitas com base nas denúncias formais, jamais em marcações em redes sociais. Portanto, todo o material que foi proposto à vítima deve ser utilizado como prova para auxiliar nos trabalhos policiais.
Caso o consumidor tenha sido vítima de práticas abusivas, deve registrar um Boletim de Ocorrência na Decon, localizada na avenida Desembargador Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar