Delegacia do consumidor alerta que impedir acesso de idoso a ônibus pode levar à prisão

Idosos que enfrentam dificuldades no acesso a ônibus do transporte coletivo ou no serviço de transporte urbano por aplicativo devem registrar Boletim de Ocorrência e buscar reparação cível na Justiça. De acordo com o titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor, Eduardo Paixão, essas práticas discriminatórias que impedem ou atrapalham a mobilidade dessa parcela da população podem resultar em até três anos de prisão, além de multa.

Quem sofre com essas situações relata que há casos em que o motorista veda o acesso de cadeirantes, pessoas com muletas e cegos por não querer fornecer ajuda para que a pessoa se instale adequadamente no automóvel. Em outras situações, o motorista cancela a corrida ao saber que se trata de uma pessoa com deficiência.

Nos casos de ônibus, geralmente, o motorista passa direto e deixa o cidadão sozinho na parada. Após a formalização da denúncia, se a ouvidoria da empresa de transporte não assumir práticas administrativas que punam os responsáveis, é necessário realizar a denúncia em uma delegacia ou na própria Delegacia do Consumidor, na zona sul de Manaus.

 

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

Foto: PC AM