Os números da violência contra a mulher impactam. Em 2020, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, o 190 recebeu 9,2 mil ligações de mulheres em situação de violência doméstica.
Por mês, apenas na Delegacia de Crimes contra a Mulher Sul/Oeste de Manaus há, em média, 100 registros de Inquéritos Policiais (IPs) e 80 pedidos de medidas protetivas. Entre os registros na delegacia se destacam crimes de ameaça, injúria e lesão corporal. Segundo a delegada Kelene Passos, titular da unidade policial, este dado pode estar relacionado ao alcance dos bairros atendidos.
Após registrar o Boletim de Ocorrência, a vítima pode solicitar uma medida restritiva contra o companheiro em uma das três Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher, localizadas nos bairros: Cidade de Deus, Colônia Oliveira Machado e Parque 10. A última unidade funciona 24 horas por dia, às demais no horário de 8h às 17h.
A delegada Kelene Passos relata que muitas vezes as vítimas não sabem identificar, por exemplo, o que vem a ser uma agressão verbal ou psicológica por parte do parceiro.
A recomendação é que as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência registrem Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima de onde o crime ocorreu, ou em qualquer uma das três unidades especializadas. As denúncias também podem ser realizadas pelo 181, disque-denúncia da SSP/AM, e também pela Delegacia Virtual, por meio do site: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Imagem: Erlon Rodrigues/ PC-AM