Deflação – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) registrou queda de 0,36% em agosto. Este é o menor índice para o mês desde 1998. Este resultado puxou para baixo a inflação. Este resultado está ligado ao valor mais baixo do combustível nas bombas.
De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor de transportes foi o que apresentou a maior queda na inflação em agosto, com a gasolina, gás veicular, óleo diesel e etanol. Dados que refletem no consumo de bebidas e alimentos, como explica Pedro Kislanov, gerente do IPCA no IBGE.
A deflação pode ser sentida também no turismo, isso porque depois de 4 meses de alta o preço das passagens aéreas apresentou queda de 12%. Para o economista, Ailson Rezende, o combustível é o grande responsável por este cenário. Ele acredita que a deflação deve perdurar.
A meta estabelecida pelo Governo Federal para o ano é 3,5%.
Inflação
O mercado financeiro prevê inflação em torno de 9%, neste ano, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A estimativa está no Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC).
A projeção para o ano que vem é de que a inflação fique em 4,39%. Na projeção de cinco dias, o índice é de 4,5%.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: