Teve inicio no domingo, 15, e segue até do dia 15 de maio o período de Defeso Florestal 2023 no Amazonas. Um período de restrição as atividades de corte, arraste e transporte de madeira na floresta. A ação busca amenizar os danos à floresta e conscientizar sobre os danos causados na natureza, ressaltando a importância de um tempo para que a floresta possa se reparar de forma natural. Como explica o gerente de Controle Florestal do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Márcio Dalmo.
No decorrer defeso, o acesso ao Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) e ao Documento de Origem Florestal (DOF), ficam suspensos para declaração de corte e posterior transporte de produtos florestais.
A sazonalidade da região é o fator que define o período de restrição de atividades de manejo florestal no estado. A determinação das temporadas está embasada na Resolução Conama n° 406/2009; Resolução Ceemaam n° 35/2022; Instrução Normativa do Ibama n° 22/2013 e Lei Estadual n° 3.785/2012.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Ipaam