Com o aumento do volume de chuvas registrado nos últimos dias no Amazonas, a Defesa Civil do Estado reforça o alerta à população sobre a importância de estar cadastrada nos sistemas oficiais.

Defesa Civil reforça importância do cadastro em sistema de alertas diante do aumento das chuvas. Foto: Rádio Rio Mar.
De acordo com o tenente Charles Barroso, da Defesa Civil do Amazonas, os alertas são enviados de forma gradativa, conforme o avanço do risco. Os avisos podem chegar por diferentes meios.
“Se você quer receber as mensagens de alerta pelo WhatsApp, é preciso salvar o número (61) 2034-4611. Salve esse contato e receba os alertas. Ah, se você não tem facilidade ou acesso ao WhatsApp e ainda recebe mensagens por torpedo, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199, informando o CEP da sua rua. O sistema fará o cadastro do seu número para que você possa receber os alertas antecipadamente. O objetivo é ganharmos tempo, para que a população que mora em área de risco possa atuar na autoproteção e buscar um local seguro”, disse.
Leia também: Micro-ônibus invade casa na zona Centro-Oeste de Manaus
Para saber se sua residência está localizada em área de risco, o cidadão pode consultar o site da Defesa Civil do Amazonas e acessar um link de monitoramento com um mapa interativo. Basta digitar o endereço para verificar se ele está dentro de uma área sinalizada em vermelho, indicando risco geológico ou hidrológico.

Defesa Civil reforça importância do cadastro em sistema de alertas diante do aumento das chuvas. Foto: Reprodução.
Em situações mais graves, o sistema “Defesa Civil Alerta” também pode emitir avisos sonoros diretamente nos celulares, mesmo quando estão no modo silencioso.
“À medida que você recebe o alerta, já deve começar a tomar medidas de precaução. Mas, se for o alerta sonoro, procure imediatamente uma área segura. Ligue para as centrais de emergência, como o 199 da Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros, para pedir ajuda na tomada de decisão sobre o que fazer. Estamos estranhando porque estamos observando bastante chuva, com volume significativo, o que é típico da época de transição de estação. Estamos saindo da estação seca para entrar na estação chuvosa, que vai até o final do ano”, finalizou.
A Defesa Civil reforça que o monitoramento é constante e que o cadastramento da população é fundamental para garantir resposta rápida e eficaz em casos de emergência.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar