A Catedral Metropolitana de Manaus, localizada na Praça da Matriz, no Centro da capital, foi interditada parcialmente por risco de desabamento na sexta-feira (02), uma das colunas próximas da entrada principal da igreja e que sustenta o mezanino (coro) se movimentou, e inclinou ameaçando toda a estrutura no local.
Devido a situação, equipes da Defesa Civil Municipal foram acionadas para realizaram uma vistoria e um levantamento sobre os danos na área, como explica o Secretário Executivo da pasta, Fernando Júnior.
- Defesa Civil libera atividades na Catedral: evento de acolhida do Cardeal é mantido
- Defesa Civil inicia serviço de alerta à população via SMS
Segundo o Pároco da Catedral Metropolitana de Manaus, Padre Hudson Ribeiro, no que diz respeito aos riscos para o uso da área de entrada e do mezanino, segundo os órgãos responsáveis, a área foi isolada e os fiéis tiveram acesso a catedral pelas portas laterais, nesse sentido, as Celebrações do fim de semana no local foram mantidas.
Segundo a Defesa Civil, ainda é cedo para afirmar a causa do afastamento da pilastra. As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura foram acionadas para dar um suporte de sustentação à coluna e ao mezanino, enquanto outros trâmites referentes às condições de aspectos mais técnicos e de restauro, serão observados pelos órgãos competentes.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar