A Defesa Civil do Amazonas instalou, nesta semana, um medidor de qualidade do ar na Escola Estadual Gilberto Mestrinho, no município de Nhamundá. O novo equipamento vai fornecer dados essenciais para a proteção da saúde pública e a preservação do meio ambiente.
A instalação do equipamento é resultado de uma parceria entre a Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc) e Prefeitura de Nhamundá. Com o possível aumento das queimadas durante a estiagem, a qualidade do ar na região pode sofrer uma deterioração significativa. O monitoramento consiste na observação da quantidade de material particulado presente no ar, estimada pelo equipamento através de dois canais de lasers, como explica o Secretário da Defesa Civil do Amazonas, Francisco Máximo.
- Polícia divulga imagem de homem procurado por furtar mais de 10 igrejas
- Pesquisadores realizam expedições para monitoramento de igarapés na BR-319
As informações são utilizadas para calcular o Índice de Qualidade do Ar a cada 80 segundos. Os dados estão acessíveis em tempo real através da internet, sendo possível fazer o download para diferentes localidades em todo o mundo. Com a implementação dessa tecnologia, Nhamundá se junta a outras cidades como Autazes, Careiro Castanho e Manaquiri.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar