Eles estão nas praças, escadarias e principais vias, vulneráveis a diversas doenças, muitas vezes sem alimentação e com frio nas noites. Em dias de chuva sem ter como se abrigar. Diante desta realidade, o projeto ‘Ruas do Amazonas’ visa organizar este público, identificar e estreitar relações com as organizações da sociedade civil que atuam diretamente com esta parcela da população, com a Defensoria Pública, o Ministério Público e outros atores governamentais.
A 1ª edição acontece nos dias 2 e 3 de dezembro com início às 8h, no Centro Estadual de Convivência do Idoso Aparecida. Durante os dois dias de evento acontecerão rodas de escuta, palestras e apresentações culturais, além de visitas em áreas de maior concentração da população em situação de rua, como a área central de Manaus. A defensora pública Stéfanie Barbosa Sobral explica como funcionará a visitação e como pretendem empoderar este público.
O projeto ‘Ruas do Amazonas’ terá a participação de organizações que atuam na causa e da defensora pública de São Paulo, Fernanda Penteado Balera, que já desenvolve trabalhos direcionados à população de rua através do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da instituição. A meta é incentivar lideranças, representantes do Movimento Nacional da População em Situação de Rua de sete estados estarão presentes. Samuel Rodrigues, do Movimento Nacional da Poprua, que estará em Manaus, relata a importância do projeto.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Clovis Miranda e Arquivos DPE-AM