A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) tem recebido diversas denúncias de assistidos que foram abordados com supostas cobranças referentes a processos em andamento junto à instituição. Todas essas cobranças são golpes, uma vez que os serviços prestados pela DPE são inteiramente gratuitos.

Defensoria Pública do Amazonas alerta para golpes com cobranças falsas de processos. Foto: Divulgação DPE-AM.
O 2º Subdefensor Público Geral, Marcos Aurélio, lamenta que o nome da Defensoria esteja sendo usado para prejudicar os assistidos e reforça que nenhum procedimento realizado pela instituição envolve qualquer tipo de cobrança.
Em um dos casos registrados pela DPE, uma assistida recebeu uma mensagem via WhatsApp contendo informações pessoais, o número do processo que ela tinha junto à Defensoria, e até um documento falso com a marca do Tribunal de Justiça do Amazonas. Na mensagem, era cobrado o valor de R$ 4.999,75 para que a ação judicial pudesse ter andamento. A vítima chegou a efetuar o pagamento e, ao perceber que se tratava de um golpe, registrou a ocorrência na Delegacia Virtual do Amazonas.
A Defensoria Pública do Amazonas disponibiliza canais oficiais para atendimento à população: os números (92) 98559-1599 e o 129. Além disso, no site https://defensoria.am.def.br, estão disponíveis os contatos de todas as unidades que integram a instituição.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar