Segundo a Febraban -Federação Brasileira de Bancos, só em 2020, por conta da pandemia, as tentativas de empréstimos fraudulentos contra idosos aumentaram 60%.
De acordo com a defensora pública Mirella Leal, que atende em Parintins, as demandas envolvendo empréstimos fraudulentos contra idosos são frequentes no Polo do Baixo Amazonas.
Ela citou o caso de uma idosa, cuja renda é de apenas um salário mínimo e está processando seis bancos diferentes por empréstimos que ela não reconhece ou não autorizou. Entre outros problemas, o contrato tinha uma assinatura diferente da dela, além de não conter informações básicas da consumidora.
A defensora explica ainda que em casos de contratos indesejados, o idoso pode procurar uma unidade do Procon para denunciar ou buscar a Defensoria para tentar anular a transação, por meio judicial.
Em Manaus, o Núcleo de Defesa do Consumidor é o responsável por atender questões dessa natureza. O Núcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no shopping Phelippe Daou (Shopping T4), na Zona Norte de Manaus. Para agendar um atendimento, basta ligar para o 129. No interior, a Defensoria conta com 11 polos que também atendem esse tipo de demanda.
Para evitar cair em golpes financeiros, a defensora Mirella listou algumas dicas que podem ajudar idosos antes de realizar qualquer transação financeira:
– Nunca repasse documentos pessoais e senhas para pessoas desconhecida, por telefone e Whatsapp;
– Quando receber ligações de financeiras, peça ajuda de um parente de confiança para realizar o atendimento;
– Se precisar contratar um empréstimo, a forma mais segura é procurar pessoalmente a entidade conveniada para tirar dúvidas;
– Se receber informações por meios eletrônicos sobre valores a receber em razão da aposentadoria, antes de fechar o negócio, entre em contato com o INSS para confirmar. Você pode entrar em contato por telefone ou se dirigir à agência mais próxima.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar