Na noite dessa terça-feira, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, assinou o decreto de número 4.806, de 14 abril de 2020, disposto no diário oficial do município, recomendando o uso de máscaras, nas ruas. Os efeitos desse decreto começam a valer a partir desta quarta-feira, 15.
Conforme o decreto municipal, o cidadão que optar por utilizar máscara caseira de proteção, confeccionada em tecido, deve seguir as orientações de elaboração, determinadas pelo Ministério da Saúde. Portanto, necessita conter duas camadas de tecido, permitir a cobertura total da boca e do nariz, além de ser bem ajustada ao rosto.
A ação integra uma série de medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, já adotadas por Manaus, conforme explicou o prefeito.
O decreto recomenda que a máscara deve ser adotada quando houver necessidade de se manter contato com outras pessoas em vias públicas, nos supermercados, drogarias, padarias, ou seja preciso ingressar, permanecer ou desempenhar qualquer atividade em ambientes compartilhados com outras pessoas, tanto no setor público quanto no privado.
Mesmo com a utilização das máscaras, o decreto destaca que o ideal é manter o isolamento social, como já foi preconizado pelas autoridades públicas. Arthur aproveitou para falar também sobre o Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, na zona Norte, e dos pacientes internados, na unidade.
O hospital de campanha foi aberto emergencialmente, pelo município, na noite do último domingo.
Ytallo Byancco – Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução/Facebook