Não é difícil ver motoristas em manobras irregulares na capital amazonense. Por causa disso, agentes do IMMU tem intensificado as fiscalizações para coibir esse tipo de infração de trânsito. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana concentra as fiscalizações em ruas e avenidas de grande movimento da capital amazonense.
Os agentes de trânsito já flagraram diversos motoristas subindo em canteiro central ou fazendo o retorno em local proibido. Na avenida Coronel Teixeira, no bairro Santo Agostinho, zona oeste de Manaus, os agentes de trânsito estão de olho nos motoristas que descumprem a lei, como explica o agente do IMMU, Ian Domingues.
“Os motoristas de Manaus precisam entender que o trânsito deve ser seguro. Todos precisam ter responsabilidade ao volante, seja em motocicleta ou carro”, enfatiza o agente de trânsito.
No retorno que fica em frente ao Décimo Nono Distrito Integrado de Polícia, vinte e dois motoristas foram multados por trafegarem na contramão para fazer o retorno. O IMMU diz que o local é sinalizado. Mesmo assim, os motoristas ignoram os alertas. De acordo com o código brasileiro de trânsito é proibido fazer conversões na contramão. Segundo o especialista em trânsito, Rafael Silva, o motorista que faz retorno irregular comete uma infração gravíssima.
O especialista em trânsito enfatiza que os motoristas precisam ter consciência sobre a importância de um trânsito responsável, já que manobras irregulares dificultam a fluidez do tráfego e colocam em risco a vida dos demais motoristas e pedestres.
Ouça a reportagem completa em áudio:
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Ascom/IMMU