Unidade de Saúde é entregue após ficar fechada por um ano por problemas estruturais

A prefeitura realizou nesta terça-feira, a entrega das novas instalações da Unidade Básica de Saúde, localizada na avenida Rio Negro, na zona Leste. A unidade, gerenciada pela secretaria municipal de saúde, passou por obras de revitalização para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população.

O secretário Municipal de Saúde, Djalma Coelho, lembra que a UBS ficou desativada por um ano, por conta de problemas estruturais. Durante esse período, os usuários foram direcionados para a UBS Luiza do Carmo, localizada na mesma área, na estrada Porto Velho, Vila Buriti.

A unidade volta a ofertar os serviços de vacinação, curativos, retirada de pontos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar. A unidade conta com pediatra, clínico geral, enfermeiros, técnico de enfermagem, auxiliar de patologia, auxiliar de saúde bucal e agentes de saúde.

De acordo com a Semsa foi investido mais de R$ 1 milhão em obras e equipamentos. A unidade, de porte 02, volta a ofertar os atendimentos a partir desta quarta-feira, das 07h às 17h. O secretário Djalma Coelho, ressaltou que outras unidades devem receber a revitalização.

A área de abrangência da unidade inclui os moradores do bairro Mauazinho e da comunidade Parque Mauä, com população estimada em 18 mil pessoas. A UBS deve realizar cerca de 1,5 mil atendimentos todos os meses, conforme estimativa da Semsa.

A cobertura da área construída, de 424.53 metros quadrados, assim como a estrutura metálica, foi completamente substituída por telhas termoacústicas de Poliuretano (PUR). Todos os ambientes, internos e externos, tiveram os pisos e paredes reformados e pintados. Os banheiros ganharam a instalação de novas louças e revestimento cerâmico.

UBS também recebeu uma estação de tratamento de esgoto, novos condicionadores de ar, em uma rede elétrica revitalizada. Todas as portas foram readequadas para atender aos padrões de acessibilidade.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar