Durante a cerimônia de acolhida dos 50 novos médicos do curso de Especialização em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família em Manaus, o prefeito David Almeida informou que a cobertura em atenção básica na capital passou para 77% neste mês de novembro.
A capital tem 208 Unidades Básicas de Saúde. No fim do ano passado, a taxa de cobertura era de 62,7%. Sem alcançar toda a população, o Prefeito declarou que foi uma das causas para Manaus ter entrado em colapso durante a crise sanitária causada pela Covid-19 em janeiro.
O prefeito anunciou ainda que na próxima segunda-feira será dada a ordem de serviço para construção da Unidade Básica de Saúde no Parque das Tribos, na Zona Norte. A área ocupada por indígenas não aldeados possui 40 mil pessoas de 5 etnias.
A Prefeitura vai solicitar ao Ministério da Saúde, na próxima semana, que os profissionais do programa Mais Médicos permaneçam atuando nas unidades locais em 2022. Em janeiro, um chamamento público do Governo Federal contratou 108 médicos por meio do programa para trabalharem em Manaus, mas o prazo é de apenas um ano.
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, Manaus alcançou 67% da população vacinável com a cobertura total de imunização e David Almeida informou que já planeja a festa de réveillon.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar