Os alunos de universidades públicas e que fazem cursos presenciais tiveram desemprenho superior se comparado aos de estudantes de instituições privadas e que estão matriculados no ensino a distância (EAD). Os resultados são do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) divulgados, nesta terça-feira, pelo Ministério da Educação.
Quando os cursos avaliados são comparados quanto à modalidade de ensino, nota-se um desempenho superior dos estudantes que têm aulas presenciais. Enquanto 27% dos cursos presenciais tiveram os conceitos 5 ou 4, os mais altos, entre os cursos a distância, esse índice cai para 16,7%.
Outro dado que chama a atenção é o de que mais da metade dos cursos de EAD (51,3%) tiveram os conceitos 1 e 2, que representam conhecimento insatisfatório por parte dos alunos. Nos cursos presenciais, esse índice é de 35%.
Já o dado que leva em conta o tipo de instituição mostra melhor desempenho dos alunos de instituições públicas. Dos cursos das federais avaliados, 70,1% tiveram conceitos 5 ou 4, os mais altos. Já entre as instituições estaduais, esse índice é de 61,1%. Nas privadas com fins lucrativos e sem fins lucrativos, as taxas são 12,4% e 18% dos cursos com conceito 5 ou 4. Além disso, 48% dos cursos de instituições privadas com fins lucrativos e 37,9% das particulares sem fins lucrativos obtiveram conceito 1 e 2.
O Enade é um dos processos avaliativos que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e busca aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Agência Brasil