Curso de Realidade Amazônica é promovido pela Faculdade Católica do Amazonas

Deu início nesta segunda-feira, 24, o Curso sobre realidade Amazônica provido pela Faculdade Católica do Amazonas, em parceria com o Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Episcopal da Amazônia em comunhão com a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM). A atividade acontece entre os dias 24 de julho e 05 de agosto com aulas imersivas na realidade amazônica através da perspectiva histórico-social.

A experiência do Curso sobre a Realidade Amazônica já existe há 10 anos e tem por objetivo possibilitar aos participantes uma vivência profunda na identidade local, formar agentes evangelizadores comprometidos com a causa da floresta. Fortalecer a comunhão de leigos, presbíteros e religiosos na missão socioambiental, destaca a coordenadora do curso, professora Elisângela Maciel.

O curso é desenvolvido através de metodologia participativa, considerando as inquietações e intervenções dos participantes, enriquecendo-as com as contribuições dos formadores. Os temas serão distribuídos em dois turnos de estudo e atividades de campo nas periferias e comunidades ribeirinhas da Arquidiocese de Manaus. O curso proporcionará uma convivência de 15 dias, em regime de internato, na partilha da vida, oração e estudo.

São 26 inscritos, entre eles missionários e missionárias de Manaus, e dos municípios do Amazonas como: Autazes, Fonte Boa, Itacoatiara. Há também de outros estados brasileiros: Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Roraima e de países como: Cabo-verde, Argentina, Itália, Moçambique, Venezuela e Colômbia.

O curso é destinado para agentes de pastoral inseridos nas comunidades eclesiais e serviços pastorais na região amazônica; leigos e leigas, religiosos, presbíteros, diáconos vindos de outras regiões para servir na Amazônia e daqueles que estão envolvidos com as questões amazônicas.

 

Ouça a matéria em áudio:

 

 

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar