Crianças com menos de 10 anos não poderão acessar arquibancadas no Festival

Crianças menores de 10 anos não poderão acessar as arquibancadas da Galera, durante o 57º Festival de Parintins. A restrição para menores dessa faixa etária segue a recomendação da Portaria nº 01/2024, que determina a idade mínima para ingresso nas dependências dos Bumbódromo durante a apresentação dos bumbás Caprichoso e Garantido.

Mesmo com a presença dos responsáveis, não será autorizada a entrada de menores de 10 anos aos espaços. A portaria do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam), de abril de 2024, será cumprida pelo Governo do Amazonas, que é o responsável pela organização do espaço.

Para as áreas onde há venda de ingresso, como cadeiras, arquibancadas especiais e camarotes, a idade mínima para entrada é 6 anos. Crianças a partir desta faixa etária poderão assistir às apresentações, desde que acompanhadas dos responsáveis.

Durante a permanência no Bumbódromo, tanto as crianças quanto os responsáveis deverão estar com documentos de identificação e curatela.

A Portaria nº 01/2024 recomenda, ainda, que menores de 6 anos não ingressem ou permaneçam nessa mesma área e nos demais espetáculos de agremiações de boi-bumbá, em ambiente interno ou externo.

O documento determina, também, que todas as crianças de até 14 anos incompletos, que compareçam ao Festival ou qualquer outro espetáculo das agremiações, sejam formalmente identificadas com pulseira ou crachá fornecido pelos pais ou responsável, contendo nome completo do menor, número de telefone para contato, endereço de residência e hospedagem.

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) disponibilizará, durante o festival, crachás de identificação para menores, que devem ser utilizados com os documentos.

Adolescentes

A entrada e permanência de adolescentes entre 14 anos completos e 18 anos incompletos, no Festival de Parintins ou nos demais espetáculos de agremiações de boi-bumbá, em ambiente interno e desacompanhados, depende de autorização expressa de qualquer um dos pais ou responsável legal, com firma reconhecida em Cartório.

Com informações da assessoria

Foto: Divulgação