Uma criança de 12 anos desapareceu durante um tiroteio entre policiais e criminosos no Distrito do Cacau Pirêra, em Iranduba (AM) nesta terça-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança teria sido baleada durante a ação, ficou embaixo de uma residência de palafita e as equipes foram acionadas para retirá-la do local.
Segundo o comandante do Socorro, Ten Liberato, o acionamento ocorreu às 14h30 e, em seguida, uma equipe foi ao local. Uma lancha que realizava um mergulho em outra área foi acionada para ocorrência. Foram realizados quatro mergulhos de 30 minutos na área onde a criança havia supostamente desaparecido, mas não foi encontrada. As buscas serão retomadas às 8h desta quarta-feira (28).
Ouça o relato do comandante:
A Polícia Civil do Amazonas, por meio do 31ª Delegacia Interativa de Polícia de Iranduba, informou que, em ação conjunta com a Secretaria Executiva Adjunta de Operações, deflagrou ação policial, no bairro Cidade Nova, naquele município, com o objetivo de prender indivíduos envolvidos em crimes praticados na localidade, nessa segunda-feira (26).
Durante a ação, houve troca de tiros entre a polícia e os indivíduos e um homem, de identidade e idade ainda não revelados, foi preso em flagrante com uma arma de fogo. Ainda nesta terça-feira (27), uma família registrou um Boletim de Ocorrência (BO), no Posto de Policiamento Integrado (PPI) do Distrito do Cacau Pirêra, alegando que um adolescente de 12 anos teria desaparecido no ato da ação. O caso está sendo investigado e mais informações serão repassadas assim que possível.
Tentativa de chacina
Em menos de 24h, o distrito do Cacau Pirêra registrou duas ações criminosas. Na noite de segunda-feira (26), criminosos dispararam contra as pessoas que estavam em uma lanchonete, na rua Nove, bairro Cidade Nova, no mesmo município.
De acordo com o titular do Posto de Policiamento Integrado (PPI) do Distrito de Cacau Pirêra, Orlando Amaral, um homem identificado como Ismael Gomes da Costa, 22, morreu após ser atingido pelos disparos de arma de fogo.
Uma jovem de 19 anos, que é companheira dele, e um adolescente de 13 anos, também foram atingidos pelos disparos. A jovem foi socorrida e levada ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. Já o adolescente foi transferido a uma unidade hospitalar da capital. Conforme o titular, os dois indivíduos que efetuaram os disparos ainda não foram identificados.
Guerra de facções
As investigações dão conta de que a motivação do crime seria briga de facções daquela região. As diligências em torno do caso seguem em andamento e mais informações não podem ser repassadas. A Secretaria de Segurança Pública informou que o local recebeu reforço policial e foram 7 presos nas últimas duas semanas.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar