O abandono de cães e gatos é um problema em todo o país. Manaus não está fora dessa dura realidade. Segundo estimativas da ONG Anjos da Rua existem cerca de 10 mil animais abandonados nas ruas da capital amazonense. De acordo com a médica veterinária e ativista da causa animal, Rosangela Gebara, muitos fatores levam a pessoa a abandonar o animal, inclusive, a questão financeira.
No Brasil, cerca de 30 milhões de cães e gatos são abandonados todos os anos. Em Manaus, o cenário é preocupante. Nos últimos meses, o número de animais abandonados cresceu em todas as zonas da capital amazonense. Somente no campus da UFAM, a Universidade Federal do Amazonas, o Projeto Náufragos o números de cães e gatos abandonados dobrou esse ano. Nas feiras e mercados públicos de Manaus, os animais abandonados também estão por todo lado. A Rosangela lamenta o crescimento desordenado da população animal nas ruas e lembra que o abandono dos bichinhos é considerado crime.
Vale ressaltar que desde 2020 está em vigor uma Lei Federal que prever o aumento da pena de maus-tratos. Nesses casos, o ato de abandonar animais acaba sendo enquadrado nessa tipificação. E se condenado, a pessoa que abandona animais pode pegar uma pena de reclusão de dois a cinco anos, tem que pagar uma multa e em alguns casos, ainda fica proibido de ter a guarda de novos animais.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet