Entre janeiro e agosto de 2022 foi registrado um aumento de 586,6% nas reclamações relacionadas à compras feitas pela internet. Os dados são do Instituto de Defesa do Consumidor – Procon-AM. O aumento é quase seis vezes maior que o total de denúncias feitas no ano passado.
Em 2021, foram registradas 112 reclamações nos canais de atendimento do órgão. No primeiro semestre deste ano, o número de denúncias chegou a 769.
As compras online cresceram consideravelmente desde o período de restrições da pandemia de Covid-19. O diretor do órgão de proteção ao consumidor no Amazonas, Jalil Fraxe, destaca os cuidados que as pessoas devem ter em relação aos canais de venda olnine.
As principais reclamações são quanto ao descumprimento no prazo da entrega do produto e a venda de mercadorias que apresentam danos. Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor – CDC, o cliente tem direito de cancelar o pedido que não chegou no prazo estipulado ou desistir da compra em até sete dias.
É importante que as pessoas guardem os comprovantes das compras ou qualquer outro tipo de documento que comprove o contrato, afirma Jalil.
Em caso de reclamações, o consumidor pode ir à sede do Procon Amazonas, na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona sul de Manaus. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar