Nesta terça-feira (17), a CPI da Pandemia deve ouvir o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Alexandre Marques. De acordo com os senadores, ele teria elaborado um “estudo paralelo” por meio do qual metade das mortes confirmadas no Brasil por Covid-19 não teria ocorrido.
A comissão também ouve o ex-secretário da Saúde do Distrito Federal, Francisco Filho, denunciado por irregularidades na compra de testes rápidos para detecção do coronavírus.
A convocação do auditor Alexandre Marques foi sugerida pelos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Os parlamentares querem “esclarecer os detalhes da participação” do auditor na produção do “estudo paralelo”, que chegou a ser citado pelo presidente Jair Bolsonaro como um documento oficial do TCU.
O depoimento do ex-secretário Francisco de Araújo Filho atende requerimento do senador Eduardo Girão (Podemos-CE). Ele lembra que a Operação Falso Negativo, deflagrada pelo Ministério Público do Distrito Federal, descobriu irregularidades na aquisição de testes para o coronavírus.
Fonte: Agência Senado
Fotos: Divulgação