O governo do Amazonas comprou 60 mil, a prefeitura outros 25 mil e o Ministério da Saúde entregou nove mil kits de testagem para diagnóstico do coronavírus, nesta quinta-feira (02). É desta desta forma, o sistema de saúde pública do Estado está se preparando para enfrentar aquele que deve ser o pico da doença, entre abril e maio.
No caso da prefeitura de Manaus, a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) informou que os kits estão sendo adquiridos da empresa WN e são da marca Asan Pharm (de Seul, na Coreia). A Semsa afirma que segue as orientações do Ministério da Saúde e aguarda a Nota Técnica que vai orientar quanto aos testes na rede municipal de saúde. Segundo a Semsa, o objetivo da compra é a detecção de casos para finalidade de avaliação epidemiológica.
Os 25 mil kits custam R$ 1,9 milhão (R$ 78 a unidade) e a expectativa é que cheguem a capital até o final da semana que vem. Enquanto isso, nesta quinta-feira, o governo do Amazonas recebeu 9 mil testes enviados pelo Ministério da Saúde. Atualmente 350 pessoas aguardam resultado de testes no Lacem (Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas) para saber se estão com a Covid-19. O Estado tem 229 casos confirmados em 21 dias, com três mortes.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar