A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), iniciou nesta segunda-feira, 11, o processo de recadastramento de todos os clientes da Companhia. O primeiro município a receber a atualização cadastral foi o Careiro da Várzea (distante 23 quilômetros de Manaus). O processo não era realizado há mais de 12 anos.
O objetivo da ação é atualizar informações cadastrais das casas que recebem a água da Cosama e até detectar consumos irregulares, a fim de melhorar a operação do sistema e a distribuição. Atualmente a Companhia possui 36.905 ligações cadastradas, tanto ativas quanto inativas.
O recadastramento realizado pela Cosama também servirá para realizar as instalações de novos hidrômetros. O índice de equipamentos cadastrados é de apenas 22,64%, o que de acordo com o presidente da Companhia, Armando do Vale, contribui para o desperdício da água. “É preciso que todos se conscientizem em economizar a água. O recadastramento é uma orientação do governador Wilson Lima, para que outras ações de melhorias ocorram no interior”, enfatizou.
O recadastramento contempla, basicamente, o preenchimento de um formulário simples e rápido. Devidamente identificados, os funcionários da Cosama estão realizando as visitas nas casas. Todos os 12 municípios administrados pela Companhia passarão por esse processo: Alvarães, Autazes, Benjamin Constant, Careiro da Várzea, Codajás, Carauari, Eirunepé, Manaquiri, Juruá, Itamarati, São Paulo de Olivença e Tabatinga.
Com informações da Assessoria