Faltam 10 dias para as Eleições 2022 e muitas pessoas já devem ter recebido correspondências pelos Correios enviadas pelos candidatos. Este serviço é chamado de Mala Direta. Ele é previsto na Lei nº 6538/78, acessível a pessoas físicas e jurídicas, inclusive candidatos e partidos políticos. A Mala Direta consiste no envio de mensagem publicitária.
A superintendente Nacional de Canais da estatal, Paula Guinatti, explica como que é feito esse trabalho intenso, mesmo em tempos de campanha feita pelos celulares e redes sociais.
A estatal tem um prazo limite a seguir. A distribuição de propaganda eleitoral no 1º turno, por exemplo, deve acontecer até às 10 horas da noite do dia primeiro de outubro, ou seja, um dia antes da eleição.
Além desse trabalho, tem a questão do pagamento da alimentação dos mesários por meio do vale postal eletrônico. A estatal também ajudam no transporte de material de apoio a ser utilizado nas zonas eleitorais, além das urnas eleitorais. Esse ano, por exemplo, mais de 100 mil urnas serão transportadas pela estatal.
Os Correios entregam quase 12 milhões de objetos todos os dias. Apesar da alta demanda em época de eleição, a estatal garante que as entregas, de uma maneira geral, não serão prejudicadas.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Correios