Corpo de Bombeiros orienta sobre técnicas de primeiros socorros em casos de engasgo

Caso de bebê salvo pela Polícia Militar após engasgo com amendoim chama atenção para a importância do conhecimento em primeiros socorros.

Corpo de Bombeiros orienta sobre técnicas de primeiros socorros em casos de engasgo. Foto: Divulgação/CBMAM

Um bebê de 1 ano e 8 meses foi salvo por um policial militar após se engasgar com um amendoim, na rodovia AM-010, em Manaus. A criança foi levada às pressas por moradores da zona rural até o Posto de Fiscalização da Polícia Militar. No local, um PM realizou a manobra de Heimlich, conseguindo desobstruir as vias respiratórias da criança, que voltou a respirar normalmente após alguns minutos.

O episódio reacendeu o debate sobre a importância de saber como agir em situações de emergência, especialmente com crianças. O sargento Rocha Felipe, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, reforça que o primeiro passo é manter a calma.

Ele também destaca a importância de se capacitar em primeiros socorros — conhecimento que pode ser decisivo em situações como a ocorrida na AM-010.

Caso o bebê perca a consciência, o sargento orienta iniciar imediatamente a reanimação cardiopulmonar (RCP) em uma superfície rígida e plana, e seguir com as manobras até a chegada do socorro profissional. A manobra de Heimlich também pode ser realizada em crianças maiores e adultos, com adaptações. Segundo o sargento Rocha, para crianças que já conseguem ficar de pé, o ideal é se ajoelhar atrás delas para aplicar as compressões abdominais.

Em casos de gestantes ou pessoas obesas, a compressão abdominal não deve ser realizada. A manobra deve ser feita na parte superior do peito, sobre o osso esterno.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto